Conselhos Uteis - Fidalbyke

Go to content

Main menu

Conselhos Uteis

EVENTOS > Santiago

Antes de iniciar esta “cruzada” em btt, há que ter em atenção alguns factores cruciais ao seu sucesso, nomeadamente: forma física, alimentação, preparação da bicicleta e a planificação do itinerário a seguir.

No que concerne à preparação física, dada a diversidade do percurso aliada aos diferentes níveis de dificuldade carece de uma adaptação prévia (um mês pelo menos) em caminhos e zonas de piso irregular. Deve-se treinar um pouco cada dia e aumentar gradualmente as distâncias e o nível de dificuldade. Para além disso, há que ter em mente vários aspectos que importam treinar: rotatividade dos músculos inferiores, quantidade de quilómetros percorridos, sprints, endurance e resistência.

*

A preparação da bicicleta não deverá ser descurada nesta aventura. Apesar de existirem oficinas de bicicletas em vários pontos do percurso, é aconselhável efectuar uma revisão geral para prevenir complicações que possam ocorrer e atrasar a realização do itinerário planeado. É fundamental não deixar nenhum equipamento por experimentar antes de partir, tanto materiais como indumentária e dispor de alguns conhecimentos básicos da mecânica da bicicleta.

*



Dado o apoio do autocarro, que transporta todos os outros equipamentos de cada participante, não será necessário levar mochilas os sacos para transportar objectos na bicicleta, o que facilitará o andamento e a performance de todos os bttistas.


O desempenho desejado depende não só da forma física como também de uma correcta ingestão de alimentos e de uma hidratação constante.
A desidratação pode afectar o desempenho físico. A ingestão de alimentos líquidos, como as bebidas isotónicas é a melhor opção, permitindo repor sódio, potássio e sais minerais perdidos no suor. Abasteça-se: leve barras energéticas.
As refeições antes da viagem devem ser ricas em hidratos de carbono (8 a 10g/kg de peso) tais como: cereais, pão de mistura, fruta, massa e batata. E deverão ser realizadas 2 a 3 horas antes, de modo a evitar algum desconforto gástrico. Ao pequeno- almoço, aconselha-se pão de mistura, cereais, fruta com teor moderado de fibras (banana). Já durante o percurso, sandes com doces de fruta e barras energéticas são boas opções. O jantar, recomenda-se que seja rico em hidratos de carbono, pobre em gordura e moderado em proteínas.

*

Equipamento básico para o ciclista; Calçado de bicicleta de montanha ou ténis de sola dura, Luvas, Capacete, Óculos de sol, Impermeável, Estojo de ferramentas, Camel Bag (mochila com depósito de água), T-Shirt e calções adequados à prática de BTT.


Back to content | Back to main menu